René Descartes

Legou-nos um método: A radical certeza na dúvida.



Para ele nós seres humanos temos duas substâncias: pensamento e extensão. A filosofia de Descartes é essencialmente dualista, isto é, ele admite a existência de duas realidades paralelas. Nesse sistema, o mundo é formado por duas substâncias independentes entre sí: a alma (o sujeito = substância pensante) e a o corpo (o objeto = substância extensa).

O DISCURSO SOBRE O MÉTODO: Concebido como instrumento para "bem dirigir a própria razão e buscar a verdade nas ciências. Foi redigido na primeira pessoa do singular e disposto em seis partes, delas a que me interessou foi a segunda.
A segunda parte enuncia as regras do método. 

EVIDÊNCIA: só é verdade o que é evidente como tal. A regra da evidência consiste em não aceitar nada por verdadeiro que não seja reconhecido como tal pela sua evidência, isto é, uma coisa somente pode ser aceita como verdadeira quando se apresenta tão clara e distintamente ao nosso espírito que não permita nenhuma dúvida

ANÁLISE: dividir as dificuldades em parcelas possíveis. Analisar as dificuldades decompondo-as no maior número de partes possíveis e necessárias para melhor resolvê-las.

SÍNTESE: do mais simples ao mais complexo. Conduzir os pensamentos por ordem, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de reconhecer, para ir pouco a pouco, gradualmente, até os conhecimentos mais complexos, supondo que haja uma ordem também entre os objetos que não procedem naturalmente uns dos outros.

ENUMERAÇÃO: fazer enumerações tão completas e revisões tão gerais, com a certeza de que nada é omitido. Fazer sempre enumerações tão completas e revisões tão gerais que se tenha a certeza de nada omitir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teogonia de Hesíodo

Voltaire

muda mundo, muda.