Teogonia de Hesíodo

O primeiro Deus da Teogonia (em grego: Θεογονία [theos, deus + gonia, nascimento]) ele chamou de Caos. Teogonia é paralelo ao Ulisses, do caos da guerra de Tróia à ordem de Ítaca.
Caos é escuro e indistinto, não tem fim e nem fundo. Ele não tem a ver com o inferno cristão, o inferno é melhor, no caos só se cai. No inferno você está queimando mas está pisando ainda. Comparamos o caos com a queda do avião, é uma espécie de nada, e ele é Deus.
Do caos surge Gaia... O contrário do caos, é a terra. Gaia é um lugar pra você pisar, é um lugar de sustentação.
Gaia é quando o Caos acaba, é o fim da queda livre. Gaia é distinto, tem luz. Há proposta de interpretação de Caos e Gaia como sendo contrários.
Gaia encerra em si mesma uma reminiscência do Caos, ela surge do caos e guarda uma herança genética.
Tártaro é a profundeza, é a reminiscência do Caos em Gaia.
O quarto Deus é o Urano, ele é o Netuno para os latinistas, ele vai nascer de Gaia ele é filho de Gaia. Urano tem o mesmo tamanho de Gaia e o que o caracteriza é que ele se encontra repousado em Gaia. Não há um milímetro de Gaia que não esteja coberto por Urano.
Urano cobria Gaia em todos sentidos, em sexo, Urano comia Gaia ininterruptamente. Então, é claro que eles tinham filhos. Mas, Urano não dava brecha para Gaia parir os filhos, os filhos permaneciam dentro de Gaia.
Urano é a primeira grande figura masculina de controle do universo, ele não queria que ela parisse pra não perder a boquinha.
Gaia teve filho, Titãs, seis machos e seis fêmeas. Os Titãs são os primeiros deuses com figuras humanas. Eram criados dentro da terra, de beleza descomunal.
Depois, três Ciclopes. Eles tinham um olho só, era a visão que os caracterizava. Eles eram responsáveis pelos raios e trovões.
Depois três Hecatonquiros, o nome quer dizer cem braços, 50 cabeças, 50 bocas cada um.
Tudo isso fazia a indigestão de Gaia. O Urano não saía de cima dela para os bichos não saírem de dentro dela.
Gaia, desesperada para conhecer seus filhos, pede ajuda. Ai surge a figura de Cronos, o mais jovem dos Titãs.
O filho mais jovem é sempre mais interessante. Cronos fabrica uma espécie de espada, meio curva, o que não era difícil porque ele estava dentro da terra. Urano penetrou Gaia e Cronos segurou o membro de Urano e o cortou.
Urano virou o céu.
Do sangue escorrido surgem as Deusas da vingança.
Do esperma surge Afrodite.
No momento que Cronos libera Gaia ele libera também os Titãs, que passam a liderar o mundo, o grande líder é Cronos. Ele sabia da potencialidade dos irmãos Ciclopes e Hecatonquiros e por isso os manteve trancados ainda.
Surgiram para o tempo, espaço, para as gerações, os Titãs, eles que deixarão a sua herança e povoarão Gaia.
Cronos casa-se com Rea e começa a ter filhos, ele fica com medo do que os filhos poderão fazer com ele, ele decide engolir os filhos assim que eles atinjam o tamanho de seu joelho.
Rea arma com Gaia esconder o sexto filho, no lugar dele botaram pedra. Ele comeu pedra no lugar do filho e se deu por satisfeito. Esse filho foi educado e criado por uma cabra nos grotões de Gaia.
Ele é o Zeus.
A cabra alimenta Zeus com uma comida que sai do chifre dela, chamada ambrosia.
Zeus rapidamente se torna o mais foda, fica impossível manter ele na caverna.
Uma hora explicam pra Zeus. porque ele está ali. Zeus. resolve encarar os pais e os tios, ele oferece a Cronos um vomifero e ele tem que vomitar os irmãos de Zeus. Ai ele explica que eles ficaram no buxo do pai até então porque ele era um escroto. Essa é a primeira guerra, Titãs versus Olimpianos (porque depois eles vão passar a se reunir no Olimpo), Cronos versus Zeus. Saturno versus Júpiter.
São 12 Titãs, a primeira geração dos Deuses e seis são Zeus e os irmãos.
Zeus desce até o tártaro, os Ciclopes (Brontes, Estéropes e Arges).e Hecatonquiros (Coto, Briareu e Giges), conta que foram os Titãs que deixaram eles lá presos.
Ciclopes dão a Zeus os Raios e trovões. Os Hecatonquiros aparecem gritando, eles tem 50 bocas cada um, 150 vozes gritando, você não enxerga nada, são três negócios.
Hecatonquiros detonam os Titãs, os devolvem ao tártaro, onde estão até hoje.
Zeus virou o sucessor de Cronos. A graça da história é que Zeus teve várias mulheres, três mulheres e uma centena de amantes humanas.
As primeiras mulheres foram Têmis, a justiça e Métis, a astúcia. Zeus comeu as duas, engoliu e incorporou as duas, então ele tinha a justiça a inteligência e a força, o tripé do surgimento do cosmos. Ele então vai começar o seu governo. A diferença dele e de Cronos é que Zeus não governava sozinho, ele que havia engolido a astúcia e a justiça ele dividiu o mundo, deu um pedaço para cada um com autonomia.
Netuno ficou com o céu; Poseidon fica com as águas; Gaia com a terra. Tudo que é tem o seu quinhão, ele dividiu tudo com justiça e astúcia.
Essa divisão é justa e, portanto, quem quer sair do seu lugar atenta contra o cosmos, atentando contra o cosmos atenta contra Zeus, atentando contra Zeus atenta contra a justiça e precisa ser recolocado em seu lugar.
O Direito Romano diz, dar a cada um o que é seu. Zeus distribuiu assim.
O COSMOS É UMA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO MUNDO QUE TRANSCENDE A VONTADE DESTE OU DAQUELE HOMEM.
Há uma espécie de ordem natural das coisas à moda de Zeus.
Lugar natural é o Poseidon o mar, Gaia a terra. O vento ventar. O lugar do professor é a sala de aula.
Toda vez que você quiser espirrar fora do seu lugar natural você comete hybris (a desmedida), o grande pecado antes do cristianismo, é o desrespeito à ordem cósmica proposta por Zeus.
Caos e Cosmos: Zurich (Suiça) x Imperatriz (Maranhão).
No universo cósmico de Zeus não há propriamente vida, só há deuses e eles não vivem propriamente. São eternos. A palavra vida é sempre contaminada de finitude, a existência dos Deuses não acaba.
No cosmos de Zeus nada acontece, é um tédio.
A partir do tédio dos deuses surgirão os mortais. Eles permitiram o surgimento dos mortais para entretê-los.
Para que houvesse o fim do tédio era preciso ser possível romper a ordem cósmica, só pode acontecer isso com aquela criatura que decide como vai viver, pode viver em harmonia e oferecer mais tédio os Deuses ou viver em desarmonia e entreter os Deuses.
PROTÁGORAS DE PLATÃO
Epimeteu e Prometeu, filhos de Titãs, foram convocados. Epimeteu é lerdo, fala sem pensar, Prometeu sempre antecipa as jogadas como um jogador de xadrez. Epimeteu ficou com os animais e Prometeu com os homens.
Epimeteu distribuiu tudo entre os animais, ele criou uma vitrine contendo de tudo. Prometeu estava sem o que fazer, o que ele faria no homem?
Prometeu rouba o Fogo e a Astúcia, invade o palácio de Atena, e dá ao homem condições de se virar. O homem vai ser pobre de recursos naturais mas terá discernimento para se virar aonde estiver.
Os Deuses não gostaram porque entenderam que esta distribuição colocava os homens em condição muito próxima da deles.
É paradoxal porque essa condição permitia resolver o problema que tinha gerado tudo.
O SER E O NADA DE SATRE
Eu não gosto que você seja como você é, mas sendo como você é você resolve o meu problema inicial, o tédio.
Prometeu vai ser castigado de forma curiosa, vai ser amarrado num rochedo. Aves comem seu figado e ele se regenera eternamente.
CONSEQUÊNCIAS FILOSÓFICAS DA HISTÓRIA DE PROMETEU: PLATÃO: O homem é constituído de duas partes, corpo e alma, a vida boa é a decidida pela alma, pela razão. Jamais pelo corpo e seus desejos. O homem é livre para escolher a sua vida mesmo sendo desejante porque o homem pode através da alma deliberar na contramão de seu corpo, porque Epimeteu fez a cagada que fez e deu tudo para os animais, o corpo do homem é fraco, ele foi compensado pela astúcia, a astúcia é a parte superior da alma. A vida boa é quando o homem deixa que a astúcia decida a sua vida.
Para conseguir ter a vida governada pela astúcia é preciso quase que ser um escolhido, a grande maioria viverá mal. Epimeteu já colocou os animais nos seu lugar natural, fora dali ele não sobrevive. Já o homem, a astúcia vai ter que fazer o papel que a natureza não pode fazer. O coelho não erra, a tartaruga não erra, agora você que não tem natureza terá que substituir pelo GPS da razão.
ROUSSEAU: O gato nasce gato porque Epimeteu lhe deu atributos de gato, ele não erra, ele não extrapola essa condição porque seu instinto já o coloca na ordem cósmica, ele não vai comer alpiste porque não está programado para isso. Pompo que comer filé comete hybris, quebra a ordem cósmica.
Nossa natureza é insuficiente, resta-nos TRANSCENDER.
O homem inova, empreende. Os animais não.
Nós somos o resultado do tédio dos deuses, da cagada de Epimeteu e da coragem de Prometeu.
Na obra de SARTRE, o existencialismo é um humanismo, que e Prometeu ganhará toda atualidade, ele dirá que a existência precede a essência.
O gato primeiro é gato, essência de gato, depois vive como gato, existência de gato. A essência dele determina a essência, primeiro ele é, essência, depois ele vive, a existência.
O homem é o contrário, ele não tem essência antes da vida, primeiro ele vive depois se ele quiser ele descobre o que é. Ele é em função do tipo de uso da astúcia de Prometeu que ele deu pra sua vida. Ele tem liberdade para escolher o seu caminho. Encontrar a Ítaca de Ulisses.
Você é um nada, então tem 360º de alternativa.
Nossa natureza não nos define.
Primeiro eu vivo, depois eu te conto quem sou, quem fui.
Culpa de Prometeu, ele nos fez viver a partir do nada. É o que chamamos de liberdade. O gato não tem liberdade.
Branquelos bronzeiam, gordos fazem lipo.
Logo, mulher não nasceu para... Nasceu livre para escolher. Não há natureza de negro, judeu. Isso é tirania.
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